Top 10 coisas que NÃO sinto falta do Brasil

O sucesso do post anterior me inspirou a escrever as top 10 coisas que não sinto falta do Brasil. Isso também porque teve gente reclamando que os convenci a nao mudar mais para a Alemanha e tititi e blah blah blah, heuhauha

Estou convencida que todo mundo devia morar fora do país pelo menos durante um ano, por quatro motivos:

1. Poder perceber que o próprio país nao é o centro do mundo
2. Desvencilhar-se dos preconceitos causados pela opiniao subjetiva de outros
3. Perceber que o próprio país nao é tao legal assim (ou é)
4. Perceber que o próprio país é o melhor lugar do mundo (ou nao)

E uma conclusao nao contradiz a outra! É complexo desse jeito, :P

Mas, enfim, aqui estao as 10 coisas que jamais sentirei falta no Brasil:

10 - Ninguém dá bola para Cultura

Karlrsuhe só tem 300 mil habitantes, mas tem mais de 25 museus, centenas de exposicoes permanentes e transitórias, concertos semanais gratuitos e pagos de ópera, jazz, blues, música folclórica, orquestras, artistas locais e internacionais, sem contar as incontáveis bibliotecas, videotecas etc. Tudo muito organizado e muito bem frequentado.



(Palácio / Museu de Karlsruhe)


9 - Jeitinho brasileiro

Nao estou falando de espontaniedade e flexibilidade. Estou falando da maldita mania brasileira de sempre querer levar vantagem. É quase um distúrbio psicológico coletivo: brasileiros, geralmente, acham estupidez nao se aproveitar da "oportunidade", quando existe uma, de ser desonesto a benefício próprio.


8 - Pagode / Funk / Axé / qualquer barulho de madrugada

Aqui eles levam a sério a lei do silêncio. Depois das 10, SHHH!!! A multa é brava e as denúncias sao levadas a sério. É uma quietude e paz que meu sono agradece.

7 - Pagode / Funk / Axé a qualquer hora

Convenhamos, essas pragas deviam ser simplesmente banidas do universo.
6 - Transporte público
Que estou confiante que todo dia meu ônibus passa exatamente no minuto 27 de qualquer hora, entre as 6 da manha e 8 da noite, nenhum brasileiro consegue conceber. Aos vinte e SETE minutos??? Tao preciso assim? SIM! Nas raras ocasioes que nao chega nesse horário, mimados como somos, resmungamos: "Que droga, o ônibus tá DOIS minutos atrasado!"
Com os trens e bondes, entao, nem se fala. Em Karlsruhe, em quase todos as paradas, um painel eletrônico informa em quantos minutos o transporte desejado deve chegar (vide foto).

Ah, e já falei que nao tem cobrador? Você entra quando a porta abrir, senta e curte a viagem. Nao é que os alemaes confiem na honestidade dos passageiros. De forma aleatória (raramente), um fiscal passa e verifica os tickets. Se você nao tem, a multa é certa e no mínimo no valor de 60 euros. Simplesmente, nao é financeiramente inteligente arriscar.

A pontualidade dos trens, me lembra de outro ponto que nao sinto falta no Brasil...

5 - Atrasos

Eu já fui muitas vezes culpada de falta de pontualidade no passado, mas é algo que realmente acho que devia mudar.

Sempre que eu marcava de me encontrar com alguém, no Brasil, eu tinha que calcular quanto eu devia me atrasar para nao ter que esperar muito pela outra pessoa. E, se por um estranho acaso do destino, a outra fosse pontual, era por mim que ela tinha que ficar esperando. xD Para quê atrasar quando se pode chegar na hora? A vida é curta para se gastar tanto tempo dela esperando. E é muito irritante esperar.

4 - Falta de acesso a bons cosméticos
É engracado, mas é sério. Acho um absurdo um país com um dos maiores níveis de vendas de cosméticos do mundo ter que contar, em sua maior parte, com produtos importados, muitas vezes, caríssimos em relacao a renda média nacional. As poucas empresas brasileiras tentam se igualar às importadas simplesmente ao aumentar o preco.

Europeu paga em euro, mas ganha em euro. E, mesmo convertendo para real, a maior parte das vezes os produtos saem mais em conta do que no Brasil. Já comparei: um mesmo produto, de uma mesma marca (americana), que no Brasil está por mais de 20 reais, aqui encontro por 2,50 euros (menos de 8 reais).

E, ainda assim, as brasileiras sao consideradas as mais bonitas do mundo. Sabe por quê? Teoria: elas gastam em cosméticos aquilo que gastariam em comida. É a dieta do consumo fútil, xD

3 - Medo de assaltos / furtos / sequestros

Eles simplesmente nao acontecem tao frequentemente aqui. FATO. A polícia funciona, pessoas sao punidas. FATO.

Nenhum brasileiro acredita quando digo que ando aqui sozinha, depois das 22, numa rua completamente deserta, sem iluminacao nenhuma, sem medo.

2 - Desapego com o passado

Eu entendo porque os brasileiros nao gostam de falar muito da própria História. A gente nao tem lá muito do que se orgulhar a respeito do passado, mas, convenhamos, quem tem? Os alemaes? Hah. Mesmo assim, o povo aqui nao deixa o passado ser esquecido. Eles têm a curiosa idéia de que se nao se aprende com o passado, os mesmos erros podem ser cometidos no futuro. A história de Hitler é contada exaustivamente, para que o povo nunca mais se deixe levar e manipular por um líder autoritário. Todo alemao sabe essa história de trás para frente.

Eu só ouvi falar da ditadura militar quando estava na oitava série. E, isso que nasci no ano em que ela acabou. E, mesmo depois de uma faculdade de jornalismo, os detalhes sao um borrao que preciso clarear consultando algum livro ou site a respeito...

Além do que, tudo que somos hoje é fruto do que fomos no passado. Só assim nos entendemos. Por que os alemaes sao conhecidos como pontuais, calculistas, frios e econômicos? Será que nao é pelo passado militarista, pelas guerras, quando foi necessário ser assim? Por que será que as novas geracoes sao o total oposto disso tudo?

E, o Brasil, por que é como é? A gente só vai entender um pouquinho quando for dar um passeio em Portugal. Eles guardam o passado. (Eles ainda vivem no passado)

A Idade Média foi nojenta, nao é nada do que se orgulhar também. Mesmo assim, há feiras temáticas, atracoes turísticas, exposicoes, livros, filmes e museus dedicadas a ela. É legal lembrar.

1 - Políticos / Políticas públicas

Todo mundo sabe que no Brasil se paga impostos abusivos, mas, convenhamos, ninguém reclamaria se esse dinheiro estivesse sendo usado corretamente. Afinal, oficialmente, voce já paga pela saúde, educacao, manutencao das vias públicas, aposentadoria etc. Só que, no Brasil, tudo isso é tao ruim que você acaba tendo que pagar mais uma vez pelo seguro particular, escola particular, pedágios, previdência privada etc etc etc...

Ao invés de usado para garantir nossos direitos, nosso dinheiro é usado para pagar poltronas massageadoras para os deputados, salários inimagináveis para os nossos supostos representantes e vestidos para a Marta.

A Alemanha também tem impostos altíssimos e a maioria dos alemaes concorda com eles. Por que será?

Além de tudo, a Angela Merkel é muito mais bonita que o Lula, xD

Realize o seu sonho! Viaje para o exterior. CLIQUE AQUI para comparar as melhores tarifas de passagens.