Ich liebe Deutsch** - Uma história de amor

** Eu amo alemao

Pronto, falei! Eu o amo! Sei que é chocante e quase um escândalo, mas eu posso explicar! Talvez, se me ouvirem, vocês entendam meu ponto de vista.
Tudo comecou em 2001, numa noite primaveril, quando fomos oficialmente apresentados. Eu já tinha visto o sujeito de passagem em filmes sobre a segunda (e a primeira) guerra mundial, sempre carrancudo, meio gritado e extremamente antipático.
Quando o encontrei pessoalmente, ele nao pareceu tao nazista. Talvez um tanto requintado demais, ao ponto do esnobismo. Complexo, mas sem brilho. Trocamos olhares frios enquanto mecanicamente punhamo-nos a nos conhecer.
"Hallo", ele falou confiantemente, mas me soou retardado.
"Hallo é 'hello' para idiotas", resmunguei em retorno com uma careta.
Esse foi o início semi-hollywoodiano para nossa futura história de amor. Nos conhecemos, nos odiamos, nos apaixonamos e vivemos felizes para sempre.
A verdade é que eu nao sabia que o alemao, além de complexo, é meio tímido. Só após conhecê-lo mais profundamente descobrimos todas as facetas desse idioma que pode ser quase tudo. Pode ser rude como só ele, mas pode ser romântico como o francês, pragmático como o inglês e poético como o italiano. Ele pode traduzir pensamentos de um jeito que nenhum idioma faz e nenhuma traducao pode sonhar em capturar. E, se falado ou se cantado da forma certa, ele é até mesmo charmoso.
Sei que a maioria de vocês tem a mesma impressao do alemao que eu uma vez tive. Talvez ele lhes tenha assustado quando vocês eram criancas, personificado naquele ditador bigodudo que sempre grita. Talvez o pirralho do inglês tenha espalhado fofocas de que o alemao nao é pop. Nao se deixem levar pelo bullying de idiomas mais fracos!
O alemao é mal compreendido, mas tudo que ele precisa é ser amado. Assim, como eu e você. ;)
Para quem se interessar, aqui está uma cancao de sucesso aqui na Alemanha, legendada por uma amadora (eu):
Söhne Mannheims - Das hat die Welt noch nicht gesehen
Favor, manter em mente que nao tenho experiencia alguma em legenda, nem em traducao, nem falo alemao tao bem assim x)

Quer aprender alemão? Clique AQUI para conferir os melhores preços de livros didáticos!