Tudo comecou em 2001, numa noite primaveril, quando fomos oficialmente apresentados. Eu já tinha visto o sujeito de passagem em filmes sobre a segunda (e a primeira) guerra mundial, sempre carrancudo, meio gritado e extremamente antipático.
Quando o encontrei pessoalmente, ele nao pareceu tao nazista. Talvez um tanto requintado demais, ao ponto do esnobismo. Complexo, mas sem brilho. Trocamos olhares frios enquanto mecanicamente punhamo-nos a nos conhecer.
"Hallo", ele falou confiantemente, mas me soou retardado.
"Hallo é 'hello' para idiotas", resmunguei em retorno com uma careta.
Esse foi o início semi-hollywoodiano para nossa futura história de amor. Nos conhecemos, nos odiamos, nos apaixonamos e vivemos felizes para sempre.
A verdade é que eu nao sabia que o alemao, além de complexo, é meio tímido. Só após conhecê-lo mais profundamente descobrimos todas as facetas desse idioma que pode ser quase tudo. Pode ser rude como só ele, mas pode ser romântico como o francês, pragmático como o inglês e poético como o italiano. Ele pode traduzir pensamentos de um jeito que nenhum idioma faz e nenhuma traducao pode sonhar em capturar. E, se falado ou se cantado da forma certa, ele é até mesmo charmoso.
Sei que a maioria de vocês tem a mesma impressao do alemao que eu uma vez tive. Talvez ele lhes tenha assustado quando vocês eram criancas, personificado naquele ditador bigodudo que sempre grita. Talvez o pirralho do inglês tenha espalhado fofocas de que o alemao nao é pop. Nao se deixem levar pelo bullying de idiomas mais fracos!
O alemao é mal compreendido, mas tudo que ele precisa é ser amado. Assim, como eu e você. ;)
Para quem se interessar, aqui está uma cancao de sucesso aqui na Alemanha, legendada por uma amadora (eu):
Söhne Mannheims - Das hat die Welt noch nicht gesehen
Favor, manter em mente que nao tenho experiencia alguma em legenda, nem em traducao, nem falo alemao tao bem assim x)