Aprender idiomas com música

Quando divulguei pela internet o vídeo legendado da Das Hat Die Welt Noch Nicht Gesehen, fiquei impressionada com a quantidade de pessoas que se interessam por cancoes em idiomas estrangeiros (fora o inglês) com o objetivo de ter mais contato com as línguas. Claro, pouquissimas estavam interessadas em alemao, mas, enfim... rs

Impressionantemente, muitas me perguntaram se eu sabia de alguma banda em todos esses idiomas, muito embora eu tenha deixado bem claro qual era o meu negócio. Aqui vai uma ajudinha, para quem tem interesse. Estou me sentindo traindo o meu amor fazendo isso, mas, tudo pelo bem da informacao, né?!

Italiano

Já conversei com diversos italianos, mas todos foram unânimes ao declarar que Giorgia é a melhor cantora atualmente na Itália. Uma italiana até me emprestou os CDs e sao realmente ótimos! Desde 1994, ela faz um sucesso estrondoso no país do Fettucini. Praticamente todas as músicas da cantora sao românticas, MA BENE!, é de italiano que estou falando. É claro que sao românticas.

Os outros cantores do idioma a recomendar... bem... também só cantam músicas românticas. Tiziano Ferro é semi-pop no Brasil porque teve uma de suas cancoes em novela. De Laura Pausini preciso falar?

De Josh Groban preciso falar! Sim, porque ele é o melhor cantor de música italiana que nao é italiano! Aliás, ele é o melhor cantor em todos os idiomas! Ahhhhhhh!!!

Ok, tranquila, respirando... Passou o momento tiete, deixe-me continuar. O negócio é o seguinte: o Joshinho tanto canta clássicos de compositores consagrados (ex.: Ennio Morricone) quanto composicoes próprias (isso, ele compoe em italiano *suspiro*). E a voz dele é fantástica. Tem forma melhor de aprender italiano? Acho que nao! Allora, andiamo!






Josh Groban cantando composicao de Ennio Morricone, da trilha sonora do filme O Carteiro e o Poeta (Il Postino) - Mi Mancherai (Sinto sua falta)

Francês

Quando fiz uns míseros 6 meses de curso de francês no Brasil, só o que eu ouvia era Cèline Dion (que é canadense por sinal). O fato de que a língua materna da cantora é de fato francês, nao alivia o fato de ninguém aguentar ouvir a voz dela por tanto tempo (vide My Heart Will Go On). Passei da fase J'attendais ("eu esperei") para a fase J'irais Ou Tu Irais (que significa na verdade "eu vou pra onde você for", mas, na minha cabeca, significava "Ou eu ou você vai" xD).

Mas, Dieu merci!, existe mais que Celine Dion na música francesa. Eu sou parcial à Emilie Simon, embora ninguém entenda esse meu gosto. Fleur de Saison é simplesmente cool!







E se nenhuma delas faz seu estilo, existe sempre Edith Piaf. É impossível nao se sentir dando um passeio pelo Champs-Élysées depois de ouvir La Vie en Rose na voz de Piaf algumas vezes.

E se Piaf ainda falhar, já mencionei que o Josh Groban tem uma música em francês?... HEH!

Espanhol


Eu hesito um pouco em recomendar músicas em espanhol. Assim como inglês, tem simplesmente demais no Brasil, vocês nao acham? Vou comecar a falar de Shakira, Julio Iglesias, Ricky Martin, essa galerinha aí ... Nao sei se isso ajuda muito, xD
Aaaah, mas... o Josh Groban tem música em espanhol...
Por que vocês simplesmente nao ouvem Josh Groban e todo mundo fica feliz? :P

Alemao
Êêêêê! Eu sei que todos vocês leram esse post simplesmente esperando por esse grande momento. Vamos falar de música alema. Na minha época de estudante eu tinha uma grande dificuldade de encontrar músicas nesse idioma, por tres motivos: 1. A maioria das bandas alemas cantam em ingles, 2. O que era lancado em alemao nunca chegava do outro lado do oceano, 3. os alemaes que frequentam a internet aparentemente nao conhecem as músicas do próprio país.

Söhne Mannheims (Filhos de Mannheim - cidade alema) é a banda do clipe mencionado no início desse post. Xavier Naidoo participa daquele video como um dos Filhos de Mannheim e é um grande sucesso entre os jovens aqui. Nao faz muito meu estilo, apesar de ter umas letras bacanas. Sou mais Silbermond, semi-romantiquinha, semi-emo. Eu ia legendar uma dela que gosto bastante, mas tem um rap no meio que me desbaratinou toda. De qualquer forma, aqui está ela:






É claro que tem muitas outras bandas alemas, inclusive algumas que eu gosto, mas elas investem mesmo no inglês. Dá uma googleada em Aloha from Hell e Queensberry, você vai entender o que estou falando.

Ah, uma das cantoras da Queensberry (a moreninha, é claro) é filha de brasileira! A mae é dancarina de samba ainda, huahahuaa. Que estereótipo! Pelo menos, a filha canta muito.




Semana que vem, devo postar sites onde se pode aprender online diversos idiomas gratuitamente. Eles realmente sao úteis, especialmente se você já tem uma mínima(zíssima) base do idioma desejado e quer expandir os conhecimentos. :)

Clique AQUI para comparar e pesquisar preços de CDs!